Reuniões

2019 - Sagres - Portugal

A 9ª reunião da Rede ocorreu em Sagres, Portugal, entre 9 e 12 de Outubro. O encontro foi organizado por Ana Cristina Roque (CH–ULisboa), Ana Marcelino (CH–ULisboa), Cristina Garcia (Direcção Regional Cultural do Algarve), Joana Gaspar de Freitas (CH–ULisboa e IELT – UNova Lisboa), Luís Sousa Martins (IELT – UNova Lisboa) e Ricardo Soares (Câmara Municipal Vila do Bispo). Contou com o apoio da Câmara Municipal de Sagres.

Os trabalhos, que incluíram o lançamento do 8.º livro da Rede, conferências, apresentações de projetos, discussão de temas relativos às zonas costeiras e reuniões dos membros, aconteceram na Fortaleza de Sagres e na Doca Pesca da cidade de Sagres. Foram feitas visitas de estudo pelo litoral português, de Lisboa até Sagres e, em detalhe, no litoral de Sagres.

Site do evento

Programação do evento

Anais do evento

2018 - Rio Grande - Brasil

A 8ª reunião da Rede ocorreu em Rio Grande (RS), Brasil, entre 19 e 22 de Setembro. O encontro foi organizado por Miguel da Guia Albuquerque, José Vicente de Freitas, Simone Eimiko Sato e João Luiz Nicolodi. Contou com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da FAPERGS e com os patrocínios de Acquaplan, Acquadinâmica, Mar Thetys, Appix, Sagres, Tecon, Wilson Sons Terminais e Espumantes do Sul.

Os trabalhos, que incluíram o lançamento do 7.º livro da Rede, conferências, apresentações de projetos, discussão de temas relativos às zonas costeiras e reuniões dos membros, aconteceram no Auditório CIDEC-SUl da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Foram feitas visitas de estudo ao Centro Histórico de Rio Grande, Molhes da Barra e praia do Cassino e a Costa do Extremo Sul do Rio Grande do Sul.

Site do evento

Programação do evento

Anais do evento

2017 - Sesimbra - Portugal

A 7ª reunião da Rede teve lugar na vila de Sesimbra, Portugal, entre 18 e 21 de Setembro. O encontro foi organizado por Ana Catarina Garcia, Ana Cristina Roque, Anabela Gato, Cristina Brito, Joana Gaspar de Freitas, João Alveirinho Dias, Luís Cancela da Fonseca, Maria Rosário Bastos e Tomasz Boski. Contou com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.

Os trabalhos, que incluíram o lançamento do 6.º livro da Rede, conferências, apresentações de projetos, discussão de temas relativos às zonas costeiras e reuniões dos membros, decorreram na Fortaleza de Santiago, Cineteatro Municipal João Mota e Auditório Conde de Ferreira. Foram feitas visitas de estudo ao Convento da Arrábida, Cabo Espichel e Parque Marinho Luiz Saldanha.

Site do evento

Anais do evento

2016 - Fortaleza - Brasil

A 6ª Reunião da Rede BRASPOR ocorreu de 24 a 27 de outubro de 2016 no Centro Cultural Dragão do Mar da cidade de Fortaleza, Brasil, tendo sido organizada por Jáder Onofre de Morais (UECE), Lidriana de Souza Pinheiro (LABOMAR/UFC), Davis Pereira de Paula (UECE) e Paulo Roberto Silva Pessoa (UECE) tendo como tema de base "O Homem e o litoral: transformações na paisagem ao longo do tempo". Como se tornou hábito, foi então lançado novo livro BRASPOR, com o título “Entre Rios e Mares: um Patrimônio de Ambientes, Histórias e Saberes - Tomo V da Rede BRASPOR”.

Site do evento

Anais do evento

2015 - Mértola - Portugal

A 5ª Reunião da Rede BRASPOR ocorreu de 5 a 8 de outubro de 2015 no Cine Teatro da cidade de Mértola, Portugal, tendo sido organizada por Luís Cancela da Fonseca (MARE - UAlg), Joana Gaspar de Freitas (IELT - UL), João Alveirinho Dias (CIMA - UAlg), Cláudio Torres (CAM), Maria Rosário Bastos (CEPESE - UAb) e Tomasz Moski (CIMA - UAlg) tendo como tema de base "Entre Rios e Mares: um Património de Ambientes, História e Saberes". Como se tornou hábito, foi então lançado novo livro BRASPOR, com o título “O Homem e as Zonas Costeiras - Tomo IV da Rede BRASPOR”.

Site do evento

2014 - Manaus - Brasil

A 4ª Reunião da Rede BRASPOR ocorreu de 15 a 18 de outubro de 2014 no prédio da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) (AM, Brasil), tendo sido organizada por Antonieta Rodrigues (UERJ), tendo como tema de base "O homem e a natureza como modeladores da paisagem litorânea e as reais influências das bacias hidrográficas". Como se tornou hábito, foi então lançado novo livro BRASPOR, com o título “Formação e Ocupação de Litorais nas Margens do Atlântico - Brasil / Portugal”.

2013 - Ponte de Lima - Portugal

A 3ª Reunião da Rede BRASPOR foi realizado de 22 a 24 de julho de 2013 Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, Portugal, tendo sido organizada por Rosário Bastos. Esta reunião foi subordinada ao tema “Ambientes Costeiros e Bacias Hidrográficas”. Durante o evento foi lançado novo livro BRASPOR (Interações Homem – Meio nas zonas costeiras: Brasil / Portugal) constituído por uma selecção de trabalhos decorrentes do II Encontro da Rede.

2012 - Paraty - Brasil

A 2ª Reunião da Rede BRASPOR, ocorreu de 1 a 4 de abril de 2012 na Casa da Cultura de Paraty (RJ, Brasil), tendo sido organizada por Antonieta Rodrigues (UERJ). Foi subordinada a três temas principais: Influências do Homem nas características físicas e químicas dos ecossistemas; A componente biológica dos ecossistemas na presença do Homem; e Parcerias Homem-Ambiente: consonâncias e dissonâncias.
 Neste evento foi lançado o livro "Baía de Sepetiba - Estado da Arte" como resultado do agrupamento dos melhores trabalhos expostos e discutidos no encontro anterior.

2011 - Porto - Portugal

Foi estipulado em 2011 que se efetuará anualmente uma Reunião da Rede BRASPOR, envolvendo desejavelmente todos os elementos da Rede, a qual se realizará, alternadamente, em Portugal e no Brasil.

Acesse também pelo Facebook

Facebook