Organização e funcionamento

A Rede BRASPOR é uma rede informal que pretende criar sinergias a partir da colaboração entre cientistas dedicados ao estudo de sistemas diferenciados e contrastantes (dos pontos de vista físico e humano) e com formações diversificadas (das Ciências Físicas e Naturais e das Ciências Humanas e Sociais). Por consequência, a Rede BRASPOR visa incentivar a constituição de equipas pluridisciplinares / interdisciplinares dedicadas ao estudo de sistemas costeiros do Brasil e de Portugal.

Como rede informal, os aspetos organizativos devem ser bastante simples e intrinsecamente relacionados com a criação de oportunidades de colaboração entre pesquisadores inscritos na Rede.

Na reunião de constituição ocorrida no Porto (Portugal), em 2011, ficou estipulado que a Rede deve ter uma equipa coordenadora constituída por dois coordenadores, dois vice-coordenadores e dois coordenadores adjuntos (paritariamente brasileiros e portugueses), que devem ter a maior abrangência regional possível e ampla diversidade disciplinar. Desejavelmente, os pesquisadores integrantes da equipa coordenadora devem ser oriundos tanto das Ciências Exatas e Naturais como das Ciências Humanas e Sociais. Compete à equipa coordenadora promover as reuniões anuais da Rede BRASPOR e desenvolver outras ações que propiciem o estabelecimento de ações de colaboração entre pesquisadores integrantes, incentivando designadamente a integração das Ciências Exatas e Naturais como as Ciências Humanas e Sociais.

A Equipa Coordenadora, bem como os Coordenadores das equipas que se vierem a constituir, têm ampla liberdade para desenvolver todas as iniciativas relevantes conducentes ao cumprimento dos objetivos da Rede. Todas as atividades devem ter subjacentes a interdisciplinaridade (principalmente entre as CEN e as CHS), a ampla troca de experiências, a mobilidade / integração de investigadores, e a criação de sinergias entre diferentes equipas (designadamente do Brasil e de Portugal).

A comissão permanente é composta pelos seguintes membros:

Davis Pereira de Paula

Joana Gaspar de Freitas

João Manuel de Alveirinho Dias

Luis Cancela da Fonseca

Maria Antonieta da Conceição Rodrigues

Maria do Rosário Bastos

Miguel da Guia Albuquerque

Silvia Dias Pereira

A atual coordenação é composta pelos seguintes membros:

• Coordenadores: Joana Gaspar de Freitas (IELT) e Silvia Dias Pereira (UERJ)

• Vice-Coordenadores: Luís Cancela da Fonseca (UAlg/UL) e Miguel da Guia Albuquerque (IFRS)

• Coordenadores adjuntos: Pedro Pereira Leite (UC) e Emiliano Castro Oliveira (UNIFESP)

Acesse também pelo Facebook

Facebook
www.000webhost.com