Organização e funcionamento

A Rede BRASPOR é uma rede informal que pretende criar sinergias a partir da colaboração entre cientistas dedicados ao estudo de sistemas diferenciados e contrastantes (dos pontos de vista físico e humano) e com formações diversificadas (das Ciências Físicas e Naturais e das Ciências Humanas e Sociais). Por consequência, a Rede BRASPOR visa incentivar a constituição de equipas pluridisciplinares / interdisciplinares dedicadas ao estudo de sistemas costeiros do Brasil e de Portugal.

Como rede informal, os aspetos organizativos devem ser bastante simples e intrinsecamente relacionados com a criação de oportunidades de colaboração entre pesquisadores inscritos na Rede.

Na reunião de constituição ocorrida no Porto (Portugal), em 2011, ficou estipulado que a Rede deve ter uma equipa coordenadora constituída por dois coordenadores, dois vice-coordenadores e dois coordenadores adjuntos (paritariamente brasileiros e portugueses), que devem ter a maior abrangência regional possível e ampla diversidade disciplinar. Desejavelmente, os pesquisadores integrantes da equipa coordenadora devem ser oriundos tanto das Ciências Exatas e Naturais como das Ciências Humanas e Sociais. Compete à equipa coordenadora promover as reuniões anuais da Rede BRASPOR e desenvolver outras ações que propiciem o estabelecimento de ações de colaboração entre pesquisadores integrantes, incentivando designadamente a integração das Ciências Exatas e Naturais como as Ciências Humanas e Sociais.

A Equipa Coordenadora, bem como os Coordenadores das equipas que se vierem a constituir, têm ampla liberdade para desenvolver todas as iniciativas relevantes conducentes ao cumprimento dos objetivos da Rede. Todas as atividades devem ter subjacentes a interdisciplinaridade (principalmente entre as CEN e as CHS), a ampla troca de experiências, a mobilidade / integração de investigadores, e a criação de sinergias entre diferentes equipas (designadamente do Brasil e de Portugal).

A atual coordenação é composta pelos seguintes membros:

• Coordenadores: Maria Rosário Bastos (Universidade Aberta / Cepese) e Davis Pereira de Paula (Universidade Estadual do Vale de Acaráu-UVA / LABOMAR)

• Vice-Coordenadores: Tomasz Boski (Universidade do Algarve / CIMA) e Paulo Seda (UERJ)

• Coordenadores adjuntos: Joana Gaspar Freitas (IELT) e Emiliano Castro Oliveira (UNIFESP)

Acesse também pelo Facebook

Facebook